5 Motivos para Implantar uma Intranet na sua Empresa

5 Motivos para Implantar uma Intranet na sua Empresa

intranetUma Intranet é uma rede de computadores semelhante à Internet, mas de acesso restrito aos colaboradores da empresa. Portanto, é uma rede privada. Utilizar este recurso pode ser muito vantajoso. Vejamos alguns motivos para implantar uma Intranet na empresa:

  1. Uma das maiores vantagens da Intranet é o compartilhamento de informações com os colaboradores da empresa.  Nela é possível armazenar documentos, divulgar normas, periódicos, políticas da empresa, procedimentos internos, planejamento estratégico, entre outras informações, de forma muito rápida e padronizada.
  2. Um local que possibilita fácil acesso a orientações e procedimentos institucionais ajuda a manter a qualidade do trabalho executado pelos colaboradores. Novos funcionários saberão onde encontrar informações que os orientarão e os ajudarão na integração em seu novo ambiente de trabalho.
  3. Por ser um meio digital institucional, as informações são precisas. Desta forma podem ajudar na tomada de decisões internas, além de evitar boatos e mal-entendidos.
  4. O acesso à Intranet é global, isto é, pode ser acessada de qualquer lugar do mundo utilizando-se a mesma interface de cliente. Empresas com filiais em diferentes localidades conseguem ter acesso às mesmas informações, bastando para isso, fazer a autenticação exigida para o acesso.
  5. O uso da Intranet ajuda a empresa a tornar-se sustentável. Com os documentos centralizados e acessíveis em meio digital, reduz-se a quantidade de impressões, e consequentemente este tipo de despesa.

SharePoint, uma plataforma de aplicações Web

O que é o SharePoint

SharePointSharePoint é uma plataforma de aplicações Web desenvolvida pela Microsoft cujo objetivo é a criação e utilização de portais Web e Intranets empresariais. Os principais recursos desta plataforma são a gestão de conteúdo de forma estruturada dentro do contexto de colaboração multifuncional.

É um lugar onde membros de uma equipe podem compartilhar informações e arquivos. Tudo o que estiver no site de equipe pode ser acessado pelos membros ou qualquer outra pessoa que receber permissões para acessar o site.

Uma característica importante do SharePoint é que este é um local para armazenar os dados de forma estruturada. É exigido uma sequência lógica para estruturação de como e onde os dados são armazenados.

O que é e para que serve o OneDrive for Business

O que é e para que serve o OneDrive for Business

OneDriveO OneDrive for Business é um serviço contido no Office 365, da Microsoft, e serve para armazenar, compartilhar e sincronizar arquivos corporativos. A principal característica do OneDrive for Business é que os arquivos e pastas estão armazenados em nuvem (Cloud Computing).

Os arquivos em nuvem normalmente são privados, mas é possível compartilhá-los individualmente ou em conjunto de pastas. Como a biblioteca geral da nuvem é gerenciada pelo administrador de TI da organização, caso seja permitido, será possível compartilhar arquivos ou pastas com pessoas externas à sua empresa.

Ao salvar no OneDrive for Business você pode acessar seus arquivos de qualquer dispositivo. Você pode adicionar, gerenciar e compartilhar arquivos no aplicativo, e com o aplicativo do Office instalado no seu dispositivo móvel, também é possível criar e editar documentos do Office a partir dele. Ainda, é possível sincronizar o OneDrive for Business com o seu PC ou MAC para acessar seus documentos, mesmo quando estiver desconectado (offline).

5 Vantagens do armazenamento em nuvem

5 Vantagens do armazenamento em nuvem

armazenamentoO armazenamento em nuvem, também conhecido como cloud computing, é algo que venho para ficar. E não é por acaso. Veja abaixo algumas vantagens em utilizar este tipo de serviço:

1- Flexibilidade

Uma das características e talvez a principal vantagem em armazenar os dados em nuvem é a possibilidade de acessar seus arquivos de onde você estiver. Com o aplicativo disponibilizado pelo serviço contratado, será possível acessar seus dados em um tablet, laptop, smartphone, ou qualquer outro equipamento conectado à Internet.

A Amazon Cloud Drive, Google Drive, Dropbox e Microsoft oferecem serviços remotos de ótima qualidade e alto nível de segurança.

2- Armazenamento

Armazenando os dados em nuvem, você não precisará ocupar espaço em sua máquina local. A não ser que opte por fazer sincronização dos dados, pois desta forma você terá os arquivos em nuvem e também no equipamento em que foi feita a sincronização.

3- Compartilhamento

A maioria dos serviços contratados oferecem a possibilidade de compartilhamento de dados com outras pessoas. O compartilhamento é feito mediante direitos de acesso e identificação atribuído a terceiros. Isso facilita a colaboração e trabalho em equipe.

4- Segurança

O armazenamento em nuvem, ao contrário do que muitos imaginam, é muito seguro. O acesso às informações é feito através de identificação, login e senha, que pode e deve ser trocada constantemente. Além disso os dados armazenados em nuvem são criptografados, isto é, codificados.

Também podemos citar a favor do armazenamento em nuvem o fato dos dados serem normalmente armazenados em servidores diferentes, com redundância de dados, de forma que o serviço esteja sempre disponível, sem risco de perdas.

5- Economia

Optar pelo serviço de armazenamento em nuvem traz economia significativa às empresas, visto não precisarem investir em infraestrutura física e mão de obra profissional para manutenção dos serviços. Haverá redução com gasto de energia elétrica, manutenção de equipamentos, liberação de espaço físico e diminuição de gastos com descarte de lixo eletrônico.

O que é e para que serve o Yammer, da Microsoft

O que é e para que serve o Yammer, da Microsoft

YammerO Yammer é uma rede social corporativa, cujo objetivo é estabelecer, nas empresas, um meio de comunicação rápido, fácil e moderno. Desenvolvido com telas amigáveis, ele permite aos funcionários e equipes de trabalho interagirem uns com os outros, sendo que a troca de informações poderá ser restrita ao ambiente de trabalho.

Dentre suas várias funcionalidades estão a possibilidade de compartilhar informações com e entre as equipes, organizar e discutir projetos, enviar mensagens privadas e disponibilizar apresentações.

É possível se comunicar de forma pública (dentro da rede de contatos da empresa) ou privada (apenas para quem faz parte de um grupo específico de contatos).

Vantagens em usar redes sociais em empresas

Vantagens em usar redes sociais em empresas

redes sociaisA utilização das redes sociais como Facebook, Yammer, Instagram, Wechat, Twitter, WhatsApp, entre outras, tornou-se parte integrante da vida de milhões de pessoas no mundo todo. Elas são odiadas por uns e adoradas por muitos. Se bem utilizadas elas podem ter um valor inestimável no ambiente corporativo.

Veremos aqui algumas vantagens em utilizar as redes sociais nas empresas.

Compartilhamento de informações

 Sendo um meio virtual de fácil acesso e de alcance mundial, elas alcançam cada vez mais usuários ávidos por informações. Nelas é possível compartilhar informações tanto com os colaboradores da empresa como com os clientes e fornecedores de forma rápida e eficiente.

Colaboração

 Além de possibilitar o reencontro de velhos amigos e estreitar a amizade entre os contatos, as redes sociais também possibilitam o aumento do trabalho colaborativo. As pessoas interagem e compartilham informações de interesse e objetivos em comum.

Ferramenta de Marketing

 As redes sociais, se bem utilizadas, podem ser excelentes aliadas no processo de marketing das empresas. Possibilitam a divulgação de campanhas, produtos e serviços.  Considerando seu alcance é um meio de divulgação barato, em comparação com outras mídias.

O uso das redes sociais como ferramenta de marketing contribui para um bom posicionamento nos motores de busca e aumenta a visibilidade da empresa. É um excelente meio para atrair consumidores, realizar vendas e alavancar os negócios.

A constante interação da empresa com os clientes desenvolve relação de confiança e aumenta a taxa de fidelização entre eles.

O que é o aplicativo Microsoft Planner e para que serve

O que é o aplicativo Microsoft Planner.

PlannerO Planner é um dos aplicativos que fazem parte do Office 365. É um gerenciador de projetos que permite planejar e controlar projetos de equipes da empresa. Nele é possível organizar tarefas em buckets, categorizar tarefas com base em status, fazer atribuição de tarefas a membros da equipe, anexar arquivos em tarefas, definir datas de vencimento para entrega das tarefas, obter uma visão geral do progresso de todos da equipe e visualizar gráficos dinâmicos que exibem o progresso da realização das atividades.

No entanto, apesar de suas diversas funcionalidades, o Planner não substitui o Project, já que este é uma ferramenta com recursos avançados e utilizado por profissionais que trabalham com gestão de projetos.

O Planner é integrado com outros aplicativos e recursos do Office 365, com destaque para o SharePoint, Outlook e OneNote.

7 Dicas de Como Organizar suas Atividades no Trabalho

7 Dicas de Como Organizar suas Atividades no Trabalho

O trabalho ocupa parte significativa do nosso dia. Através dele desenvolvemos habilidades, ganhamos experiências e nos relacionamos com outras pessoas. O trabalho faz parte da vida do ser humano. Assim, nada mais natural que tenhamos preocupação com a eficiência e eficácia a ser alcançada com o esforço dispendido. Vejamos algumas dicas úteis:

trabalho

  • Organizar as tarefas do dia.

Uma das coisas mais importantes é manter registrado todas as tarefas agendadas e as que aparecerem no decorrer do dia. É comum pessoas aceitarem tarefas de ouvido e depois esquecerem-se de anotá-las. Como consequência do esquecimento as tarefas não são feitas ou serão executadas atrasadas ou em cima do prazo.  Agendas eletrônicas como o Outlook, por exemplo, são ótimas ferramentas para organização de agenda e tarefas. O Planner, da Microsoft, também é excelente aplicativo para organização de atividades e delegação de tarefas.

  • Não adiar as obrigações.

É comum escutarmos pessoas dizendo frases como “Ah! Farei mais tarde. Dará tempo”. No entanto, uma das premissas da eficiência é justamente fazermos o contrário, isto é, realizarmos nossas tarefas assim que possível, para que dê tempo de executá-las com tranquilidade, prezando sempre a qualidade do serviço feito.

  • Definir prioridades.

A pessoa que diz que todas as suas atividades são prioridades, está querendo dizer justamente o contrário. Todas podem ser importantes para que um projeto ou meta seja alcançada, mas não significa que todas as atividades têm o mesmo nível de prioridade, ao mesmo tempo. Ao sentar e checar atentamente as atividades a serem feitas, sempre será possível determinar níveis diferentes de prioridade (alta, normal ou baixa), fazendo com que as de prioridade alta sejam resolvidas primeiro.

  • Evitar o uso das redes sociais.

Se as atividades a serem feitas não exigem o uso de redes sociais, o melhor é evitar utilizá-las durante o horário de trabalho. É comum pessoas pararem de fazer o serviço para verem posts de conhecidos ou familiares. O trabalho e outras tarefas que foram consideradas prioritárias acabam ficando em segundo plano prejudicando prazos e rendimento.

  • Acúmulo de obrigações.

Todos têm suas funções e com elas suas responsabilidades. No entanto, não se pode incorrer no erro de querer “abraçar o mundo”. Limite seu horário de trabalho e saiba seus limites. Delegue, quando necessário.

  • Problemas pessoais e profissionais.

É recomendável não misturar problemas pessoais com os profissionais.  Não é fácil, pois a tendência do ser humano é tratar tudo como sendo uma coisa só. No entanto, levar problemas profissionais para casa pode afetar a harmonia familiar. Tratar problemas particulares no serviço pode expor o profissional fazendo com que pessoas ardilosas se aproveitem de um momento de fragilidade para prejudicar o colega de trabalho.

  • Vida pessoal.

É extremamente importante reservar tempo para si. O lazer, a família, os amigos, o sono, são importantes na vida de qualquer pessoa. Todos precisamos relaxar, descansar e refletir. Reserve em sua agenda os horários das atividades particulares.  Priorize-se.

O que é o aplicativo Microsoft OneNote for Business

O que é o aplicativo Microsoft OneNote for Business

O Microsoft OneNote for Business é um caderno de anotações digital que possibilita capturar e organizar textos. Podendo ser uma simples ideia ou pensamento, ou até mesmo uma minuta ou um plano de ação de uma reunião. Com ele é possível compartilhar anotações com outras pessoas que usam diferentes tipos de dispositivos e capturar anotações de diversos recursos, como câmera, áudio, imagens ou documentos.

As informações são organizadas em seções e páginas, que se bem estruturadas com certeza poderão facilitar nossas vidas.

A versão online tem como principais características a sincronização entre dispositivos, interfaces com organização em abas e a compatibilidade com vários sistemas.

Exemplos de utilização

Engenheiro usando OneNote

Um engenheiro visitando a linha de produção de uma metalúrgica, pode utilizar o Onenote em seu dispositivo móvel para registrar possíveis falhas encontradas, inserindo fotos das peças a serem aperfeiçoadas e depois compartilhando as informações com sua equipe.

Outro exemplo simples: um professor anotando suas ideias para melhoria de suas aulas, dividindo as informações por escola e disciplina. Ele poderia inclusive gravar sugestões dadas por seus colegas de trabalho. As informações seriam sincronizadas entre os dispositivos utilizados pelo professor, facilitando seu acesso de qualquer lugar em que estivesse conectado à Internet.

5 Vantagens do Ensino à Distância – EAD

5 Vantagens do Ensino à Distância – EAD

EAD

O Ensino à distância (EAD) é a modalidade educacional onde professores e alunos estão separados física e/ou temporalmente, fazendo-se necessária a utilização de tecnologias de informação e comunicação.

As vantagens em aderir ao Ensino à Distância são inúmeras, cabendo a cada um analisar e decidir se esta modalidade atende suas necessidades e aspirações.

Vejamos alguns argumentos entendidos como vantagens ao EAD:

  1. Redução de custos: como o aluno não precisa se deslocar diariamente para uma unidade de ensino, não terá gastos adicionais com estacionamento, combustível ou passagem diária de ônibus. Sem contar com o tempo gasto no trânsito, principalmente nas grandes cidades.
  2. Carga horária: as cargas horárias dos cursos regulares autorizados pelo MEC, como os de graduação, por exemplo, possuem a mesma carga horária de um curso presencial.
  3. Acesso a cursos: possibilidade de participar de cursos não existentes em sua localidade.
  4. Flexibilidade de horário de estudo: sem sombra de dúvidas, este é o grande trunfo do EAD. O aluno administra seu tempo e ritmo de estudo. Imagine a dificuldade de uma pessoa que trabalha com rodízio de turnos para participar de um curso presencial ou mesmo mães que não têm com quem deixar seus filhos. Nestes casos é muito difícil seguir horários rígidos de estudo.
  5. Burlar a timidez: alunos tímidos normalmente não gostam de se expor em sala de aula, sendo comum ficarem com dúvidas. Como no EAD o aluno utilizará um meio digital, a comunicação será facilitada e poderá ser direcionada aos professores e tutores sem constrangimentos.